10 fórmulas de Microsoft Excel para todo tipo de trabalho que irá facilitar a sua vida

Quem utiliza o Microsoft Excel pode se beneficiar de fórmulas que ajudam em trabalhos como cálculos matemáticos, formatação de textos, inserção de datas em planilhas e muito mais. Trabalhar com linhas e quadros envolve muita organização e paciência.

Para quem precisa otimizar suas planilhas há diversas fórmulas do Microsoft Excel que facilitam o trabalho do usuário. Com apenas alguns caracteres é possível indicar uma célula que realizará a soma do valor de outras células assim que um novo número for inserido, ou formatar um texto automaticamente assim que ele for colado. Veja alguns exemplos e torne sua vida mais fácil.

logotipo3

SOMA

SOMA é a fórmula mais conhecida e básica que existe no Excel. Com ela, você soma o valor de células. Para utilizar, basta selecionar uma célula e escrever =SOMA(A1:A3) – A1:A3 é o intervalo de células que possuem valores que serão somados onde escrever a fórmula.

imagem110

MÉDIA

Essa fórmula vai calcular a média entre as células escolhidas. Assim, ao digitar =MÉDIA(A1:A7) você terá a média dos valores contidos entre as células que vão de A1 até A7.

imagem211

ARRED

ARRED permite arredondar números definindo a quantidade de dígitos. Ao usar a fórmula =ARRED(A1;2) o usuário indica que vai arredondar o valor da célula A1 usando 2 dígitos.

imagem310

MÁXIMO

Em =MÁXIMO(A1:A12) há o maior número no intervalo entre as células A1 e A12.

imagem48

AGORA

Ao escrever =AGORA() você terá como retorno a data e hora atual em que inseriu a fórmula.

imagem55

ARRUMAR

A fórmula ARRUMAR ajuda na formatação de textos que possuam espaçamentos desnecessários entre palavras. Usando =ARRUMAR(A1) você indica que o texto contido na célula A1 deve ser arrumado.

imagem72imagem64

NÚM. CARACT

Para saber o número exato de caracteres contidos em uma célula, incluindo os espaços entre as palavras, digite =NÚM.CARACT(A1) onde A1 é a célula com o texto que será analisado.

imagem72

CARACT

A fórmula permite inserir caracteres especiais em ASCII utilizando números que variam entre 1 e 255, para inserir o símbolo de copyright basta informar 169 na fórmula =CARACT(169);

imagem81

VALOR

A fórmula de VALOR converte strings em números. Por padrão, os números digitados no Excel são convertidos para strings. Se você for utilizar algum programa que vá obter os dados numéricos, precisará converter esses dados para numerais utilizando a fórmula =VALOR(5000), sendo o 5000 o valor que será convertido;

imagem9

DIREITA e ESQUERDA

A função DIREITA e ESQUERDA retorna o número de caracteres de uma célula, assim o usuário pode definir o número exato de caracteres que deseja e indicar a célula para que obtenha o resultado. No exemplo usamos a fórmula =DIREITA(A1;5) onde informamos que desejamos os 5 caracteres da direita na célula A1;

captura-de-tela-2016-01-21-as-13.04.53

O Microsoft Excel possui centenas de fórmulas para todos os tipos de trabalho podem facilitar suas planilhas, dentro do próprio programa é possível pesquisar e conhecer novas ferramentas.