Google pode lançar celular com Android puro ainda em 2016

O Google estaria planejando lançar um celular Android  puro com fabricação própria, segundo o site The Telegraph. A informação, divulgada no último domingo (26), aponta que o aparelho seria um concorrente do iPhone, da Apple, o que já indicaria uma possível ficha técnica poderosa.

Nos últimos anos, o gigante das buscas participou do lançamento de Smartphones da linha Negus, mas em parceria com a LG e Huawei. O novo projeto independente incluiria a fabricação completa do aparelho, com desenvolvimento do design e sistema operacional.

img_9776

O rumor foi vazado por fontes anônimas do site The Telegraph, conforme ocorrem negociações do Google com operadoras de telefonia para a liberação do seu possível novo celular.

O sistema Android integra a maior parcela dos smartphones em todo o mundo, mas a plataforma sofre alterações de interface pelas diferentes fabricantes, como acontece com a Touchwiz da Samsung, por exemplo. Há também a adição de apps extras que nem sempre podem ser desinstalados pelo usuário e que colaboram para deixar o sistema mais pesado.

Com o Google à frente da produção, o resultado seria algo mais condizente com sua ideia de “Android puro”, como acontece com os aparelhos com iOS (iPhone) da Apple. As atualizações seriam mais rápidas, com serviços voltados para o usuário final, de forma mais direta, aliando software e hardware. Com um maior controle na fabricação do celular, o Google poderia ainda melhorar os recursos de apps próprios, como a Google Play Store e sistemas inteligentes de busca.

No entanto, o Google deve manter também a parceria na fabricação da linha Nexus, como indicado em rumores divulgados neste mês. Ainda segundo o site The Telegraph, o Google está investindo em desenvolvimento de hardware com a contratação de Rick Osterloh, ex-presidente da Motorola e a ideia seria, possivelmente, expandir a produção de gadgets como smartphones, notebooks e tablets.

A data prevista para a apresentação do suposto novo celular pelo Google é para o final deste ano de 2016, segundo uma fonte do The Telegraph, mas ainda não uma confirmação oficial sobre a novidade. Vale lembrar que o Google tem ainda o projeto de um celular modular, o Project Ara, que foi exibido durante o Google I/O neste ano. Seu provável lançamento seria em 2017.